sexta-feira, 30 de outubro de 2009
Catálogo da Biblioteca – 1
“Zás, trás, pás, eis os contos que o livro traz”
O património oral é um dos pilares da nossa cultura. De tantos em tantos anos, há uma ou duas pessoas que se dedicam de corpo e alma à sua recolha. Nos nossos dias, o rosto mais visível desse trabalho é António Fontinha, o primeiro contador de histórias profissional da leva que, a partir dos anos noventa, recuperou esta figura em Portugal.
Ciente da importância de recolher a memória dos contos tradicionais, tem efectuado essa tarefa em vários locais do país.
Da actividade desenvolvida, em colaboração com as comunidades locais, nas Terras de Santa Maria (Arouca, Santa Maria da Feira, S. João da Madeira, Vale de Cambra e Oliveira de Azeméis), resultou uma recolha de 500 contos populares gravados em CD e que fazem parte dos arquivos das respectivas bibliotecas. Uma pequena parte dos mais significativos foi editada em livro e CD. Cinco, com características mais adequadas ao público infantil, foram publicados no volume “Zás, trás, pás, eis os contos que o livro traz”, uma edição extremamente cuidada e muito bem ilustrada, que inclui “Cabaça, cabacinha”, “Avoa, avoa por cima de toda a folha”, “O homem e o lobo”, “Os baptizados da raposa” e “Os animais e os ladrões”.
Oferta particular, é um dos primeiros livros da nossa Biblioteca e um dos mais significativos para a Hora do Conto.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário